Saudades da Copa do Mundo? A Nations League te ajuda a superar

Por: Bárbara Jardim

Se você estava com saudade de ver algumas das principais seleções mundiais em um campeonato internacional, saiba que no dia 6 de setembro estreia a primeira edição da Liga das Nações. A nova competição tem como objetivo substituir os amistosos entre as seleções europeias, ocupando as datas anteriormente destinadas a eles e dando maior importância a cada partida, que anteriormente não tinha valor. O que também torna o campeonato relevante é seu grau classificatório para a Eurocopa. O torneio será bienal e composto por 54 equipes, organizadas em quatro divisões de acordo com o ranking da UEFA e terá ascensões e rebaixamentos.

Se saber que as principais seleções europeias estarão na disputa pelo título ainda não é o suficiente para despertar sua vontade de acompanhar a competição, saiba que logo na primeira rodada haverá um duelo de gigantes, entre as duas mais recentes campeãs mundiais, França e Alemanha.

A primeira divisão começa com doze equipes divididas em grupos de três. Cada seleção do grupo enfrenta as outras duas em partida única. O primeiro lugar de cada grupo se classifica para as quartas de final, o segundo lugar permanece na divisão e o terceiro é rebaixado. Em 2018, a primeira divisão conta com Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Islândia, Itália, Polônia, Portugal e Suíça.

A Liga B, ou segunda divisão, tem a presença de Áustria, Bósnia, Herzegovina, Dinamarca, Eslováquia, Irlanda, Irlanda do Norte, País de Gales, República Tcheca, Rússia, Suécia, Turquia e Ucrânia. Na Liga C estão Albânia, Bulgária, Chipre, Escócia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Grécia, Hungria, Israel, Lituânia, Montenegro, Noruega, Romênia e Sérvia. E, inicialmente, fazem parte da Liga D: Andorra, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Geórgia, Gibraltar, Ilhas Faroé, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Malta e San Marino.

Agora que você já conhece a competição e seus participantes, pode fazer suas apostas e se preparar para torcer. Na sua opinião, quem será o primeiro vencedor da UEFA Nations League?