O futebol como ameaça social

Der Ganz Große Traum (Quelle: Mídia de entretenimento G + J / © Senator Film Verleih)

O futebol é um esporte transformador, mas isso não é nenhuma novidade. É verdade que ele já foi proibido na Alemanha no século XIX, pois acreditavam, na época, que ele desvirtuaria os jovens no caminho da carreira militar, que tornavam-os rebeldes e que era algo contra o regime do país. Ficou chocado? Não se assuste! Essa história é de uma filme chamado Lições de um Sonho em que encontrei em uma lista vagando pelo LinkedIn nessas férias.

A verdadeira mensagem do longa de Sebastian Grobler é sobre a introdução do futebol em uma rígida escola Alemã. O professor Korand Kock, que passou três anos em Havard – Inglaterra, país onde o esporte foi inventado -, foi contratado por um escola para ensinar a língua inglesa aos alunos que só conheciam o preconceito e a disciplina militar.

Tudo seria mais fácil se os estudantes acreditassem que o inglês serviria para alguma coisa, mas eles resistiam. Na realidade de hoje, com certeza ninguém hesitaria em aprendê-la, pois sabemos da dificuldade que é não compreendê-la no mercado de trabalho. Koch em um momento de estresse na história, decidiu ensinar o novo idioma aos alunos através dele: o nosso amado futebol.

Der Ganz Große Traum (Quelle: Mídia de entretenimento G + J / © Senator Film Verleih)

Ele ensinou os termos, fundamentos e componentes de jogo a cada menino para ajudar a aprender as palavras do idioma. Aos poucos cada um foi seduzido pela nova brincadeira que, tempos depois, foi cotada para ser disciplina na escola. Sabemos da importância e que ele nos ensina valores morais com a prática. Tanto no filme, quanto na vida real, o futebol é um esporte que tem como princípio fundamental o espírito equipe, a união. Ninguém pode jogá-lo sozinho. Ninguém vive sozinho! Por isso ele é tão importante!

Naquele tempo, os outros professores da escola, influenciados pela figura de um pai autoritário e também mestre da instituição, acreditavam que o futebol era uma ameaça social para a população. Eles ficavam abismados como uma bola despertava emoções nos garotos e faziam-nos desrespeitar as regras para ir jogar em campo depois da aula.

Der Ganz Große Traum (Quelle: Mídia de entretenimento G + J / © Senator Film Verleih)

Todos nós sabemos também o turbilhão de emoções que ele nos provoca. Talvez, eu esteja escrevendo esse texto um pouco exaltada, exatamente por isso. Afinal, quantas coisas eu aprendi com ele. Alguns exemplos? Aprendi a gostar do rivais (claro que só quando não apresentam ameaça para o meu time), pois descobri que amava o maior espetáculo da terra mais que qualquer coisa. Aprendi ainda, que cada um dentro de campo tem uma função. Assim como no jogo da vida em que se tem desfalque algo não vai bem. Compreendi que a união é a maior arma para transformar uma ideia em algo ruim, como na tentativa de proibirem o esporte na escola. Porém, que ela também é a principal chave para acabar com os verdadeiros problemas do século XXI.

Portanto, amantes do futebol, assistam Lições de um Sonho! Aprendam, assim como eu, as lições desse filme, caso tenha ficado com a pulga atrás da orelha. É certo que ele não vai nos dar a tão sonhada paz mundial. Quem já não viu uma briga ou teve um dia ruim quando viu seu time perder? Mesmo assim, nós, amantes desse esporte tão lindo, já vimos o quanto ele é transformador e que ele jamais será uma ameaça social.