O goleiro mais caro da história. Bem-vindo, Alisson!

Por: Vittoria Catarina

Uma das grandes revelações do Internacional, Alisson Becker passa para um novo estágio da sua carreira. O goleiro, que foi revelado no clube gaúcho, recebeu as primeiras oportunidades quando o seu irmão precisou se afastar momentaneamente da posição, o que permitiu mostrar o seu talento e não sair das traves do Estádio Beira-Rio que permitiram sua estrela brilhar. Foram mais de cem jogos entre 2013 e 2016, quatro títulos gaúchos – todo o período em que ali brilhou. Então, mesmo que ainda muito novo, o menino deixava o local onde foi a sua morada, para viver novos momentos na Associazione Sportiva Roma.

Na temporada 2016/2017, a equipe da Roma não conseguiu a classificação para a Champions League, mas na temporada seguinte voltou a uma das maiores competições do futebol e se tornou uma das grandes surpresas da temporada 2017/2018. Na fase de grupos já haviam mostrado para o que vieram, deixaram pelo caminho o grande Atlético de Madrid, além de se classificarem em primeiro, mesmo em um grupo com o poderoso Chelsea. Nas quartas de final fizeram história, deixaram pelo caminho o Barcelona, em dois jogos emocionantes. Então, nas semifinais, o primeiro encontro de Alisson e Liverpool.

As coisas não saíram da forma como o goleiro esperava, muitos gols sofridos. Perderam o primeiro jogo por 5-2, o segundo venceram por 4-2. Sim, a eliminação veio por pouco. Ainda assim, Alisson passou a admirar o time inglês e a acompanhar os outros jogos, admitiu que admira o trabalho do técnico Klopp que vem fazendo a diferença no comando dos Reds. Alisson protagonizou 64 jogos com a camisa da Roma, muitos deles o consagraram como goleiro titular da Seleção Brasileira, onde já conta com 31 jogos com apenas 25 anos. 21 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas – um amistoso contra o Peru e a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2018.

Após um dos momentos mais tristes da sua carreira, a eliminação da Copa, as negociações com o Liverpool avançaram. O jogador já vinha conversando sobre a possibilidade com Firmino e outros jogadores brasileiros que disputam a Premier League, já procurando entender os pontos que ele deve aprimorar para essa competição. O interesse do Liverpool veio após graves falhas do goleiro Karius na final da Champions League, erros que custaram o título. A transferência se tornou a mais cara de um goleiro na história, 62,5 milhões de euros, com um salário de aproximadamente 5 milhões de euros por temporada. O grande salário deixou pelo caminho nomes como: Buffon, Ederson, Neuer e Pickford.

Alisson tem pela frente um dos grandes desafios da sua carreira: disputar as competições mais difíceis que os clubes podem enfrentar, vestir uma camisa que tem história, participar de um elenco recheado de grandes estrelas, corresponder às expectativas do clube para a temporada e participar de uma nova era do Liverpool. Além disso, os bons resultados devem refletir na sua permanência na titularidade com a camisa da Seleção Brasileira. Pode parecer uma transferência exagerada para um goleiro, mas o peso que carrega nessa posição, não é para qualquer um. Bem-vindo, Alisson, que viva um grande momento na sua carreira!

Fonte: Reprodução/Instagram