O agitado Mercado da Bola

Por: Ana Luisa Oliveira

Chegou a tão aguardada época, onde o mercado do futebol está aberto. Após meses de análise, os clubes espalhados pelo mundo fazem suas ofertas aos jogadores cujas performances mais agradaram durante o semestre, procurando incrementar os elencos de seus times. Essa é a hora mais esperada pelos torcedores também, buscando ver novas estrelas vestindo suas camisas do coração – ou esperando para que outras saiam.

Independente da vontade, o agitado mundo dos negócios no futebol já vem causando grandes surpresas. A maior delas foi a saída de Cristiano Ronaldo do Real Madrid, rumo à Juventus. Nem o mais ausente dos torcedores imaginava este dia chegando, pois a grande certeza era que o ídolo dos merengues se aposentaria no clube onde foi consagrado um dos maiores da história. Mas ele optou por novos desafios e se juntou ao antigo clube de Gigi Buffon – que agora está em Paris, com a intenção de se aposentar com a camisa do Saint German. O Barcelona não ficou de fora das negociações, e logo após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo anunciou o retorno de Paulinho ao Guangzhou Evergrande, além das contratações do brasileiro Arthur e do zagueiro Clement Lenglet, ex Sevilha.

Existem grandes especulações sobre o “substituto” de CR7, e nomes como Mbappé, Neymar e Hazard foram os mais cogitados pela torcida e jornalistas, mas ainda permanece um mistério de quem será de fato o escolhido. O Sporting acaba de anunciar o retorno de Nani, sendo sua terceira passagem pelo clube, enquanto Paulo Dybala é cobiçado por grandes times, como Liverpool e Barcelona. As milionárias transações, cujas cifras nos deixam boquiabertos, são feitas apenas em duas épocas do ano, sendo a principal durante o intervalo entre uma temporada e outra. Esta, em especial, está ocorrendo durante uma Copa, deixando os espectadores cada vez mais ansiosos pelo que está por vir. Ainda faltam algumas semanas para que o mercado se encerre, e podemos ter a certeza de que muitas surpresas e mudanças virão neste período.