O segundo jogo das Oitavas de Final foi entre Uruguai 2 x 1 Portugal. Não tão movimentado e de tantos gols quanto o primeiro, mas de muita raça e luta até o final. Não era para menos, em se tratando de uns dos times mais guerreiros do mundo, e outro que tem no comando nada menos que Cristiano Ronaldo.
Logo no início do jogo, Uruguai já mostrava a que veio: muito organizado defensivamente e buscando o jogo ofensivo com sua grande dupla de atacantes: Suarez e Cavani. Antes mesmo dos 10 minutos de jogo, Cavani abriu o placar numa bela jogada que ele mesmo iniciou no meio de campo, invertendo o jogo com Suarez pela esquerda, que apenas o devolveu (na direita) para que marcasse. E essa primeira parte do jogo teve uma maior superioridade dos uruguaios, com poucas chances para Portugal.
Segundo tempo Portugal veio com uma postura um pouco diferente, mais avançada, e Uruguai não tão concentrado. Jogo parecia travado, até que aos 9 minutos, Pepe marcou o gol de empate para os gajos e incendiou o jogo. Cristiano Ronaldo até tentava aparecer, iniciar as jogadas, ou finalizá-las, mas não conseguia! Simplesmente parou no paredão uruguaio de zagueiros, laterais e goleiro. Mas nem precisou tanto, o melhor do mundo não estava inspirado. O dia era celeste, era de Cavani! Mais um belo gol e dessa vez pegando de “chapa” e de primeira.
Depois disso o jogo ficou “pegado”, na raça e dos dois lados. Os portugueses tentavam de todas as formas, mas falhavam em suas próprias limitações, a não ser quando paravam na forte defesa uruguaia. Forte, organizada e guerreira. Godin, o cherife e líder, não deixava mais a bola passar. Gimenez, grande demais! E Muslera firme quando precisou. Sim, o coletivo uruguaio é muito forte e eles sabem que assim podem chegar longe, ainda mais tento dois dos melhores atacantes do mundo.
Decisivo hoje? Só Cavani que fez uma das melhores partidas de sua carreira. Quaresma tentou, Bernardo Silva, André… mas não era noite de bacalhau! Era noite de parrilla!