E ai, por qual motivo você acha que o Brasil merece ganhar a Copa? É importante lembrarmos que nem todo brasileiro está torcendo a favor da Seleção, não é mesmo? Pois é! Os motivos? Diversos, porém não tão convincentes para mim.
Ok, a situação política do país vai de mal a pior, mas deixa eu te perguntar: Quando o seu time do coração joga, você também torce contra por conta disso? Não, né? Vou me colocar no exemplo dessa vez. Eu, torcedora do Esporte Clube Bahia, não torço contra porque o estado está em condições precárias. Futebol e politica não devem andar tão juntos assim, cuidado!
Mas voltando para o enfoque do texto de hoje, e tentando replicar todos os argumentos que tenho escutado sobre não torcer pela camisa canarinha, eu decidi perguntar a três pessoas, com faixa etária diferente, o motivo que eles achavam que o Brasil tinha para ganhar a Copa do Mundo.
Jaianne Costa, 19 anos, estudante de jornalismo.
‘’Eu quero que o Brasil ganhe a Copa porque o brasileiro precisa disso, precisa respirar um pouco, precisa de alegria, precisa sorrir novamente, vibrar, sentir orgulho do seu país.’’
Maria da Conceição, 68 anos, professora aposentada.
‘’Porque independente da roubalheira, eu sou brasileira e torcer contra não muda nada.’’
Guilherme Pereira, 3 aninhos.
‘’Porque o Brasil tem que fazer gol, gritar ‘goooool’’’.
Três pessoas distintas, com idades diferentes, porém movidas pelo sentimento que o futebol proporciona. Eles não são os mais ligados no esporte, tampouco menosprezam a situação caótica que nosso país está, não. Eles apenas conseguem sentir a alegria da vibração quando a bola entra para o gol, sem polemizar ou problematizar um assunto que, diga-se de passagem, metade dos ‘’reclamões’’ nem lembrava que existia antes da Copa do Mundo começar.
Livre arbítrio também precisa ser usado com consciência e sem hipocrisia, lembrem-se disso. E como disse a Dona Maria, torcer contra não vai mudar nada. Avante, Seleção!